EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação
Responsável

Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro.


Introdução

Um grupo de estudo, ou uma "comunidade epistêmica", que una os cultural studies a uma abordagem da partitura que transcenda a divisão tradicional de "clássico/popular", mas que continue considerando os estudos musicais através das classes sociais, em direção a um universalismo intelectual no sentido que dá Bourdieu, quando diz que "a acumulação das aquisições históricas de diferentes tradições e a internacionalização (ou a ¿desnacionalização¿) das categorias de pensamento (...) é a condição primeira de um verdadeiro universalismo intelectual" (Bourdieu, 2002). Leitura, discussão e tradução de textos inéditos que abordem a música numa perspectiva transdisciplinar e coautoral. Valorização e fundamentação da prática amadora. Implicações pedagógicas e educacionais desta abordagem. Estudo de texto e contexto. Produção de papers. Organização de eventos acadêmicos. Projeção de filmes seguida de debate. Temas: autonomia da obra de arte; cânone; esnobismo; práticas amadoras; progressismo.


História

O EsTraMuSE foi criado em 2014, como consequência das pesquisas do líder do grupo.


Docência

• Canto Coral.

• Educação Musical.

• Etnomusicologia.


Pesquisa

• Fructuoso Vianna, orquestrador do piano (desde 1998).

• Literatura coral: bibliografia e cancioneiro (desde 2008).

• Etnografia da música erudita contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação (desde 2012).


Grupos de Pesquisa vinculados

• PAM (Pesquisa em Antropologia e Música).


Projetos de Pesquisa do EsTraMuSE

• Fructuoso Vianna, orquestrador do piano (desde 1998).

Fructuoso Vianna

Era pequeno, era elegante, era discreto.
Não fêz barulho na travessia terrestre.
Deixou apenas
Um rastro de música apuradíssima.
(Carlos Drummond de Andrade, 27 de Abril de 1976)

Descrição: Compilação crítica e revisão musicológica do Acervo Fructuoso Vianna (1896-1976), doado à ECA pela filha do compositor em 1998. Entre os compositores brasileiros, Vianna talvez seja ainda o menos estudado e divulgado. Entre as razões de seu status não-canônico estariam sua “mineiridade”, seu “ascetismo” pianístico (com raras incursões na canção de câmara e outras formações) e seu temperamento introvertido e avesso às grandes aventuras sinfônicas. Segundo Edino Krieger, suas composições “são marcos isolados que entretanto completam a grande cadeia, feita por vezes de pequenos monumentos esparsos como são também uma Sertaneja de Brasílio Itiberê, um Batuque de Nepomuceno, Samba de Levy — filões formadores do grande caudal que seria Villa-Lobos”.

Ações: Revisão bibliográfica sobre FV. Revisão musicológica e digitalização de sua obra completa. Publicações de livros e artigos. Comunicações e palestras em eventos acadêmicos. Transcrições. Promoção de concertos e gravações.


• Literatura coral: bibliografia e cancioneiro (desde 2008).

Minha matéria é o ser humano
Não o escondido atrás de seu violino,
Mas aquele nu, com sua taquara rachada,
E cheio de esperanças
(MCC)

Descrição: As fronteiras entre música erudita e música popular foram reforçadas pelo desaparecimento de instituições de transferência que eram numerosas no século XIX, como a música religiosa e militar, orfeões, fanfarras e harmonias (Sophie-Anne Leterrier). O canto coral amador insere-se como um campo que atende – além das expectativas dos coralistas de lazer produtivo, de "comunidade de prática" e sociabilidade – às propostas de hibridação e misturas, visto que é um meio susceptível de incorporar gêneros, estilos e épocas os mais variados, favorecendo as transferências culturais através do canto coletivo. Legitimar um repertório não canônico de obras corais dispersas cuja circulação dá-se de maneira desordenada, através da transmissão interpessoal em encontros e cursos de música coral e que são registrados em partituras muitas vezes manuscritas ou cópias de cópias etc, mas que possuem qualidades musicais inquestionáveis. Esse repertório não consta nas raras antologias publicadas e as partituras carecem de revisão musicológica.

Ações: Compilação crítica da bibliografia sobre canto coral misto adulto a cappella e regência coral: livros, artigos, dissertações e teses. Revisão musicológica e digitalização do Cancioneiro Coral Brasileiro. Resgate e valorização dessas partituras através de orientações de TCC e projetos de bolsas IC, PRG e PRCEU, em que os bolsistas editam e digitalizam as partituras corais, através do editor de música Finale. Destaque para a edição integral da obra coral de Esmeralda Ruzanowsky. Valorização da prática amadora. Realização de encontros nacionais e internacionais de canto coral.


• Etnografia da música erudita contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação (desde 2012).

Tão pra frente, tão pra frente
Que nunca fez como a gente
Que sempre chega atrasado
Mas uma vez, desesperado,
Viu que tinha exagerado,
No passar pra trás, no tempo,
Mesmo os mais avangardantes;
Pois saiu de casa um dia
E voltou um dia antes.

(FERNANDES, Millôr. Poemas. Porto Alegre: L&PM, 1984)

Descrição: Aplicação de métodos da etnomusicologia no estudo da tradição clássica europeia e à sua circulação internacional. O termo música contemporânea aqui envolve duas práticas: 1) compositores fiéis a uma lógica erudita de distinção, e 2) a reprodução do repertório do “museu imaginário da música” (COOK, 1998) nas salas de concerto. Estudo crítico do mercado reputacional e da pirâmide de notoriedade (MENGER, 2002).

Ações: Resenhas, publicações e traduções de livros, artigos, dissertações e teses sobre a aplicações dos métodos da etnomusicologia na tradição clássica europeia. Promoção de eventos científicos.


Extensão

Coral da Filô.


Infraestrutura

Sala 4 da Casa dos Bambus, piano, biblioteca, impressora, telefone, internet, mesa para reuniões.


Contato e localização

Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação (EsTraMuSE)

Sala 4 da Casa dos Bambus, Departamento de Música da FFCLRP-USP
Rua Mário de Andrade, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-900
Tel: 55 (16) 3315-9060

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