Responsável
Profa. Dra. Eliana Sulpício.
Introdução
O Laboratório de Percussão (LaPer) do Departamento de Música da FFCLRP-USP realiza pesquisas relacionadas às práticas interpretativas e percussão, voltadas à música para trompete e percussão, fundamentos da técnica de tímpanos, ensino em grupo dos instrumentos musicais, transcrições de obras pianísticas para marimba e modulações métricas.
Pesquisa
• A música para trompete e percussão.
• Fundamentos da técnica de tímpanos: uma abordagem didático-pedagógica.
• O ensino em grupo dos instrumentos musicais.
• Transcrição de obras pianísticas para marimba: um estudo investigatório.
• A Modulação Métrica em Elliot Carter.
Grupos de Pesquisa vinculados
Equipe de pesquisadores: Carolina Raany, Carlos A. Sulpício, Daniel Del Carpio, Elizabeth Del Grande, Guilherme Misina, Ítala do Carmo, Rafael Carosia, Vitor Biagioni e Walison Lenon.
Projetos de Pesquisa do LaPer
• A música para trompete e percussão (fase 1).
Descrição: Com este projeto de pesquisa, pretendemos entender como se a associação entre a música para trompete e percussão através dos períodos da história da música ocidental. Pretendemos pesquisar o repertório camerístico, realizando um levantamento e seguido de uma catalogação do repertório tanto brasileiro como internacional, para a música que envolva duos de percussão e trompete.
Integrante: Carlos A. Sulpicio.
• A música para trompete e percussão (fase 2).
Descrição: Na continuidade deste projeto, temos em andamento a elaboração de um livro-CD, através do NAP-CIPEM-DM-USP, bem com o levantamento e a elaboração de transcrições de obras para esta formação.
Integrante: Carlos A. Sulpicio.
• Fundamentos da técnica de tímpanos: uma abordagem didático-pedagógica.
Descrição: No presente projeto de pesquisa pretendemos investigar questões relacionadas à evolução da confecção do instrumento, ao desenvolvimento da escrita e repertório, à sua afinação e ao uso das diferentes técnicas aplicadas para a sua execução. O enfoque será dado à pedagogia do instrumento, com a finalidade de elaborar ao final desta pesquisa um método que privilegie os principais pontos pertinentes ao aprendizado dos tímpanos, contemplando exercícios técnicos, estudos, repertório orquestral e uma breve abordagem histórica do instrumento. Pretendemos pesquisar o repertório camerístico e orquestral, realizando um levantamento e a catalogação do repertório tanto brasileiro como internacional para servir de base para a criação de exercícios e estudos para o método que pretendemos elaborar.
Integrante: Elizabeth Del Grande.
• O ensino em grupo dos instrumentos musicais.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos: realizar uma abordagem histórica do ensino de instrumento musical; estudar e analisar as metodologias empregadas no ensino em grupo dos instrumentos musicais e compará-lo à prática do ensino individual; verificar quais instrumentos vêm se inserindo nesta prática de ensino em grupo; descrever para quais finalidades este ensino está voltado e em que contextos este ensino vem sendo aplicado; estabelecer de que forma e em que situações este ensino em grupo pode se adequar ao ensino dos instrumentos de percussão. Metodologia: esta investigação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, na qual, será realizada uma revisão da bibliografia nacional e estrangeira (em língua inglesa), relacionada ao ensino em grupo do instrumento musical. Esta fase da pesquisa destina-se a buscar autores para o embasamento teórico da atual pesquisa bem como verificar a quantidade de pesquisa existente relacionada ao objeto de estudo.
Integrante: Guilherme Misina.
• O ensino em grupo dos instrumentos musicais.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos: realizar uma abordagem histórica do ensino de instrumento musical; estudar e analisar as metodologias empregadas no ensino em grupo dos instrumentos musicais e compará-lo à prática do ensino individual; verificar quais instrumentos vêm se inserindo nesta prática de ensino em grupo; descrever para quais finalidades este ensino está voltado e em que contextos este ensino vem sendo aplicado; estabelecer de que forma e em que situações este ensino em grupo pode se adequar ao ensino dos instrumentos de percussão. Metodologia: esta investigação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, na qual, será realizada uma revisão da bibliografia nacional e estrangeira (em língua inglesa), relacionada ao ensino em grupo do instrumento musical. Esta fase da pesquisa destina-se a buscar autores para o embasamento teórico da atual pesquisa bem como verificar a quantidade de pesquisa existente relacionada ao objeto de estudo.
Integrante: Guilherme Misina.
• Transcrição de obras pianísticas para marimba: um estudo investigatório.
Descrição: Estudar e entender os procedimentos implícitos nas transcrições para marimba de obras para piano elucidando as principais problemáticas e características destas transcrições, focando a música desenvolvida com a técnica de quatro baquetas.
• A Modulação Métrica em Elliot Carter.
Descrição: Estudar e entender através da análise prática e teórica, a técnica composicional intitulada Modulação Métrica, ou Modulação de Tempo, desenvolvida por Elliott Carter durante o século XX. Partindo-se do pressuposto de que uma boa interpretação necessita reevocar fielmente o significado original da obra e para tanto o exame da partitura e investigação histórico-estilística é imprescindível, buscamos compreender os procedimentos técnicos implícitos nas modulações e anotações de Elliott Carter na Marcha, uma das peças que integram a coletânea intitulada Eight Pieces for Four Timpani (para um executante).
Integrante: Walison Lenon.
Contato e localização
Laboratório de Percussão (LaPer)
Departamento de Música da FFCLRP-USPRua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-900
Tel: 55 (16) 3315-9065