Laboratório de Musicologia da USP e Cia. Minaz estreiam ópera "O Basculho de Chaminé"
Integrando as atividades do V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, o Centro de estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM), Laboratório de Musicologia (LaMus) e a Cia. Minaz apresentam a ópera "O Basculho de Chaminé", nos dias 16 e 17 de agosto de 2013.
O projeto coordenado pelo LaMus, premiado pelo Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem como objetivo promover a prática de extensão universitária mediante parcerias com instituições da cidade de Ribeirão Preto que atuam no campo da produção e educação musical. Além de divulgar e integrar trabalhos de pesquisa musicológica dentro do universo da prática musical e promover atividades educacionais para USP e para a comunidade de Ribeirão Preto realizando atividades com os profissionais envolvidos no projeto e com alunos de Licenciatura em Música do Departamento de Música da FFCLRP-USP.
"O Basculho de Chaminé" é uma ópera ligeira escrita pelo compositor com estreia em 1794 e trata-se de uma "comédia de enganos" descrevendo a farsa de um barão e um limpador de chaminés (Janino) que resolvem trocar de identidade, o Barão por estar desconfiado de que seu círculo social (Dom Pedro, Rosina e seu criado, Pieroto) trama pelo seu mal, e Janino, por querer as regalias da vida de barão. A trama se desenrola a partir desta farsa inicial, gerando situações cômicas típicas do gênero.
Ópera: O Basculho de Chaminé
Data: 16 e 17 de agosto de 2013, sexta-feira e sábado.
Local: Teatro Minaz, rua Carlos Chagas, 273, Jardim Paulista, Ribeirão Preto.
Horário: a confirmar.
Entrada gratuita.
Informações
Fones: (16) 3315-0744.