Responsável
Profª Drª Simone Gorete Machado.
Introdução
Entende-se por Piano em Grupo o formato de ensino onde vários pianos digitais com respectivos fones de ouvido são usados num mesmo espaço físico proporcionando a rara dinâmica de ensinar conceitos teóricos que são imediatamente aplicados.
Buscamos oferecer um ambiente em que se possa desenvolver tais experiências em menor tempo, pela possibilidade de um grupo de pessoas poder aprender música, teoria e piano simultaneamente.
História
O Departamento de Música de Ribeirão Preto lida, tradicionalmente, com um grande número de alunos interessados no curso de licenciatura e bacharelado em canto que têm, no primeiro ano de graduação, a obrigatoriedade de cursar a disciplina Piano Complementar. Além disso, existe um interesse geral em aprender piano por ser de grande utilidade para qualquer músico como também para o futuro professor deste instrumento. Essa demanda gerou a necessidade de contratação de um professor especializado na área de Piano em Grupo para o ano de 2008.
A situação no primeiro semestre de tal ano constava de quatro níveis de Piano Complementar em todos os semestres letivos e um total de trinta e sete alunos para uma sala com somente três pianos digitais. No segundo semestre de 2009, esta sala passou a contar com mais recursos e a nova realidade resultou na necessidade de relocação para um anexo mais espaçoso dentro do Departamento. Em dezembro de 2009, a sala de piano em grupo foi aprovada pelo Conselho do Departamento da ECA-SP como Laboratório de Piano em Grupo.
Desde então, o LabPG foi transferido para a FFCLRP em 2011, continuou sua expansão e tem realizado as seguintes atividades: docência, pesquisa e extensão.
Docência
O objetivo principal do Piano em Grupo a nível universitário tem sido familiarizar o não-pianista com o teclado, desenvolvendo sua musicalidade e habilidade de coordenação técnica para lidar com vários sons simultaneamente.
Atrelado às oficinas de extensão foi criado o Programa de Treinamento para Professores de Piano: onde alunos de graduação praticam em uma mesma aula o ensino de história da música, teoria musical, percepção, apreciação musical, música em conjunto e ensino de piano individual com supervisão docente.
Pesquisa
Os projetos e atividades desenvolvidos no LabPG integram a linha de pesquisa "Música e Educação". Essas pesquisas procuram promover análises de materiais didático-pedagógicos referentes ao ensino musical, além de buscar possíveis maneiras onde a música possa contribuir como ferramenta beneficiadora para a educação de uma forma geral.
Para tanto, fomentamos discussões e sistematização de metodologias de ensino contextualizadas à cultura brasileira, visando a criação de material didático e organização de acervo para pesquisa.
Extensão
Para colaborar com a Universidade de São Paulo, em sua missão de retribuir à comunidade, em forma de conhecimento, estética e ética, o apoio que recebe da sociedade, por sua natureza institucional: instituição mantida pelo Poder público estadual, o LabPG deu início, em 2010, à série de Encontros Internacionais sobre Piano em Grupo que são realizadas nos anos pares, estimulando a troca de experiências entre os profissionais e pesquisadores da área.
Realizamos também vídeorecitais, ou seja, a integração de ensino e performance, nos moldes de vídeoconferência, que tem contado com a parceria de outras universidades nacionais e internacionais. Somam-se a isso as oficinas "Iniciação ao piano" abertas ao público infantil, adulto e 3ª idade.
Contato e localização
Laboratório de Piano em Grupo (LabPG)
Departamento de Música da FFCLRP-USPRua Maria M. C. Teles, s/n
Ribeirão Preto, SP
CEP: 14.040-901
Tel: 55 (16) 3315-0093
LabPG no site da FFCLRP-USP