Vestibular - Departamento de Música

O ingresso dos alunos no Curso Música se dá por meio da Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST, tendo, como etapa eliminatória, a Prova Específica de Música. A prova de habilidades específicas de música é obrigatória e determina se o aluno está apto a ingressar no Curso de Música. Para poder acompanhar e se desenvolver em um curso de música, o ingressante deve possuir conhecimentos musicais prévios: leitura de partitura no instrumento e/ou voz, conhecimento de obras musicais referenciais para seu instrumento ou voz, compreensão de elementos musicais básicos, como ritmo, melodia e harmonia.  A prova prática contempla a execução do repertório conforme regras estabelecidas no Manual do Candidato FUVEST a cada ano letivo (https://www.fuvest.br/).

 O aluno define sua habilitação quando escolhe a opção de programa indicado no Manual do Candidato disponibilizado pela FUVEST a cada ano, onde está especificado um determinado programa para cada instrumento/habilitação.  A prova de habilidades específicas ocorrerá entre as provas da 1ª e 2ª fases da FUVEST, possuindo caráter eliminatório e classificatório. Após a realização das provas das 1ª e 2ª fases da FUVEST, bem como a prova de habilidades específicas, será feita uma classificação dos melhores alunos com base na média das notas obtidas conforme definido no Manual do candidato – FUVEST (na prova de habilidades específicas, a execução ao instrumento ou canto tem peso 7, enquanto  o solfejo rítmico e solfejo melódico tem peso 2 e leitura à primeira vista no instrumento escolhido, ou leitura à primeira vista de obras vocais para cantores, também tem peso 1. Adicionalmente, pode haver uma breve entrevista com o candidato sobre sua compreensão da carreira, seu histórico de estudos e sua experiência musical, mas as informações obtidas nesta circunstância que não têm influência sobre a pontuação do candidato. Ao final do processo, ingressarão os 30 melhores classificados independentemente do instrumento ou habilitação pré-selecionado pelo candidato, não havendo número de vagas pré-estipuladas com antecedência para cada instrumento/habilitação.

Os critérios de avaliação da prova de habilidades específicas levarão em conta a proficiência técnica e musical do candidato, assim como seu entendimento estilístico e das práticas interpretativas na execução do programa específico para seu instrumento na opção da habilitação escolhida. O repertório escolhido pelo candidato (nível de dificuldade técnico-interpretativo) também será levado em consideração para a pontuação. Também será avaliado o nível de percepção musical do candidato no que concerne aspectos melódicos, harmônicos e rítmicos. A comissão julgadora levará em conta os itens acima apontados e serão aprovados os candidatos com nota superior a 5,0 (cinco vírgula zero).

As provas e manuais anteriores estão disponíveis no site https://www.fuvest.br/acervo-vestibular

Voltar


Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto  •  Rua Maria M. C. Teles, s/n  •  CEP 14040-900  •  Ribeirão Preto-SP
Fones: +55 (16) 3315-0744  •  +55 (16) 3315-3169  •  Fax: +55 (16) 3315-4821  •  E-mail: musica@ffclrp.usp.br